-->
Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me

Postagens

Post Recentes

Notícias



DIA DO PLANTIO NA ALMS

Deputados promovem plantio de mudas de árvores na Assembléia

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Por: Talitha Moya Foto: Um plantio de mudas de árvores será realizado nesta semana no estacionamento da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente promovido pela Casa.
A iniciativa é dos deputados estaduais Amarildo Cruz(PT) e Ary Rigo(PDT) e envolve o plantio de 110 mudas durante toda a semana. Os deputados terão ajuda de profissionais para a realização de um estudo para definir os tipos de árvores que serão plantadas.
De acordo com a assessoria do deputado Amarildo Cruz, a ação é devido a todo o movimento a favor do meio ambiente que está acontecendo na Casa. O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar do Meio Ambiente, pretende abraçar a bandeira e promover mais ações na Assembléia Legislativa como reciclagem de papéis e coleta adequada de lixo.




O 1º de maio e a crise

Em razão dos graves desdobramentos da crise econômica mundial haveria motivos para se homenagear, no último 1º de maio, o Dia Internacional do Trabalho? Certamente que sim! Mais do que nunca, o significado histórico desta data, instituída em 1890 e marcada por embates, reivindicações, mobilizações e conquistas dos trabalhadores de todo o mundo, não pode ser esquecido; ainda mais, no instante em que o mundo vivencia um desequilíbrio econômico, iniciado em meio à crise do sistema imobiliário nos EUA que rapidamente afetou o sistema bancário levando à turbulência os mercados financeiros e transformando-se em uma recessão de escala mundial.
Transpondo continente seus desdobramentos atingiram até mesmo países prósperos da zona do euro como Reino Unido, Alemanha e Espanha, traduzindo-se em redução do PIB e aumento substancial nas taxas de desemprego na Europa, a exemplo dos efeitos verificados nos Estados Unidos. Nenhuma nação no planeta pode se declarar imune aos seus efeitos, que em primeiro plano atingem em cheio a classe trabalhadora, uma vez que, em poucos meses, milhares de postos de trabalho evaporaram em todo o mundo.
O que diferencia nosso país neste momento dramático de superação de adversidades financeiras globais, na busca de recomposição dos índices de empregabilidade tem sido inequívoco comportamento do governo brasileiro. Em recente pronunciamento na abertura do Fórum Econômico Mundial na América Latina o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a destacar a importância do Estado como elemento indutor da retomada do desenvolvimento econômico, em clara oposição ao dogma neoliberal que nas últimas três décadas impôs uma lógica hegemônica aos mercados e às nações.
No Brasil o papel do Estado na superação da crise tem como um dos eixos de sustentabilidade iniciativas indutoras do reaquecimento do mercado do trabalho. Neste aspecto, além do processo histórico de recomposição do valor nominal do salário mínimo, iniciado em 2003 e preservado mesmo em tempos de crise planetária, deve-se destacar o papel de fomento das instituições financeiras governamentais em projetos de infra-estrutura e investimento social, com imediata repercussão na criação de novos postos de trabalho como é o caso do desembolso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Caixa Econômica Federal (CEF), agente operadora do programa habitacional "Minha Casa Minha Vida", programa com o ambicioso objetivo de atingir um milhão de casas até 2010.
Associadas as macro-iniciativas com as políticas de estímulo ao micro-crédito, concedido a diversos setores produtivos da economia nacional, o governo federal vem se propondo a financiar parte substancial dos investimentos pela permanência e até mesmo expansão do mercado do trabalho, numa missão de superação em meio a crise global que seria impossível ser observada sem a disposição do estado Brasileiro em assumir importante papel indutor na economia.
Por fim, é preciso registrar, no simbolismo que marca o dia 1º de maio que o Direito ao Trabalho talvez seja, dentre um extensivo rol de direitos humanos, aquele mais identificado com a realização do princípio da dignidade humana, em que, pelos frutos do próprio esforço e da própria capacidade produtiva, cada trabalhador e cada trabalhadora deste país se propicia à satisfação de outros não menos importantes direitos ao seu núcleo familiar, em clara demonstração do aspecto social e aglutinador que decorre do trabalho.
Em meio às intempéries geradas pela crise econômica mundial devemos buscar no passado inspirações para enfrentar as incertezas e desafios do presente e projetarmos nossas reflexões em um futuro mais próspero para aqueles que com o suor do seu trabalho produzem riquezas e impulsionam a economia do mundo.
Perly Cipriano - Subsecretário de Defesa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República



Governador vai a Glória de Dourados e Maracaju no domingo




Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli participa neste domingo (2) das comemorações dos 47 anos de Glória de Dourados. Às 8 horas, junto com o prefeito Arceno Athas Junior, acompanha o desfile cívico-militar, que acontece na Praça Central do município, com a participação de estudantes, militares de Dourados e da Banda Marcial de Glória de Dourados.
A chegada do chefe do Executivo estadual em Maracaju está prevista para 11 horas, no Parque de Exposições Libório de Souza, onde acontece o maior evento gastronômico de Mato Grosso do Sul, a Festa da Linguiça de Maracaju. Em sua 16ª edição, o evento é beneficente, organizado pelo Rotary Club do município.

Ponta Porã

Na segunda-feira (3), a partir das 9 horas, o governador André Puccinelli acompanha as agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Ponta Porã. Lula e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, participam do Seminário Empresarial “Brasil – Paraguai: Perspectivas de Comércio e Investimentos na Fronteira”.
Representantes dos governos de Mato Grosso do Sul e do Departamento de Amambay vão apresentar o panorama econômico na fronteira, seguidos por palestras sobre investimentos e intercâmbio comercial.

HISTÓRICO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA 
DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

História

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tem origem na instalação da Assembléia Estadual Constituinte para elaborar a primeira Constituição do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul pelo então Presidente da República, General Ernesto Geisel, através da Lei Complementar nº 31.
No dia 1º de janeiro de 1979, foram empossados 18 deputados constituintes (Foto): Alberto Cubel, Ary Rigo, Cecílio Gaeta, Getúlio Gideão, Horácio Cerzósimo, Londres Machado, Odilon Nacasato, Onevan de Matos, Osvaldo Dutra, Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Roberto Orro, Rudel Trindade, Sérgio Cruz, Sultan Rasslan, Valdomiro Gonçalves, Walter Carneiro e Zenóbio dos Santos.
Durante o período em que os parlamentares estiveram trabalhando na criação da Carta Magna, cujo relator foi o deputado Ramez Tebet, o Governador nomeado, engenheiro Harry Amorim da Costa, administrou Mato Grosso do Sul através de decretos-lei até a promulgação da Constituição, no dia 13 de junho de 1979, data em que se comemora a Retomada de Corumbá.
A solenidade de promulgação foi presidida pelo deputado Londres Machado, quando a Assembléia Constituinte passou a ser denominada Assembleia Legislativa e os deputados constituintes tornaram-se deputados estaduais.
Anos depois, seguindo a determinação da Constituição Federal de 1988, a Assembleia Legislativa, investida de Poder Constituinte, elabora a segunda Carta Magna, promulgada em 05 de outubro de 1989.
Saiba mais sobre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul conhecendo os deputados e os partidos pelos quais se elegeram em cada uma das Legislaturas:

1ª LEGISLATURA   01/01/1979 a 31/01/1983
2ª LEGISLATURA   01/02/1983 a 31/01/1987
3ª LEGISLATURA   01/02/1987 a 31/01/1991
4ª LEGISLATURA   01/02/1991 a 31/01/1995
5ª LEGISLATURA   01/02/1995 a 31/01/1999
6ª LEGISLATURA   01/02/1999 a 31/01/2003
7ª LEGISLATURA   01/02/2003 a 31/01/2007
8ª LEGISLATURA   01/02/2007 a 31/01/2011





Paginação

Carta de Deus

Carta Filho

Galeria Hover

Galeria Footer

zoom

ESCRITURAS

Bíblia Online



Gadget feito do site Bíblia Online


Related Posts with Thumbnails

Otimização Blog

Class Magnify

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios